sindrome-de-olho-seco

Crescimento do número de trabalhadores em home office e do tempo de uso de aparelhos eletrônicos requer cuidado diário.

O celular nos acompanha durante todo o dia. Há quem olhe para ele antes mesmo de se espreguiçar, não é mesmo? E, em tempos de isolamento, o nosso contato com os aparelhos eletrônicos tende a aumentar ainda mais. Quem adotou o home office, não só precisa ficar de olho nas recomendações que chegam pelo celular ou e-mail, como também, passa mais tempo em frente ao computador. Sem poder sair de casa, a televisão também acaba sendo uma alternativa de lazer no fim do expediente. Resultado: muitas horas em frente a uma tela.

O uso de eletrônicos em si não é prejudicial, mas especialistas aconselham alguns cuidados para evitar, por exemplo, a síndrome do olho seco. Os principais sintomas são ardor, vermelhidão e coceira nos olhos. “Existem casos leves e graves. Os mais severos podem ser tratados com luz pulsada, um método indolor e minimamente invasivo que ajuda a recuperar a camada oleosa da lágrima, principal responsável pela lubrificação dos olhos”, explica o médico oftalmologista Fabrício Mourão Perino, da clínica Vista Oftalmologia & Laser.

Uma pessoa pisca em média 20 vezes por minuto, mas ao utilizar esses dispositivos, a média cai para apenas seis vezes por minuto. Essa alteração resulta num desequilíbrio dos componentes da lágrima e gera o estado de olho seco.

Como evitar?

O médico explica que a prevenção é simples, mas exige uma mudança de hábitos. “As pessoas precisam piscar, só isso! Mas, se estão entretidas com a tela, acabam esquecendo. Vale colocar um recadinho no monitor e fazer pausas durante o trabalho”, orienta.

Veja mais algumas dicas:

– Mantenha distância de pelo menos 50 cm da tela do computador.

– Prefira luz natural e evite a incidência de luz direto na tela, o que pode causar reflexos e sobrecarregar a musculatura ocular.

– Faça pausas de 15 minutos a cada hora e lembre-se de piscar para lubrificar o globo ocular.

– Evite coçar o olho!

– Limpe os óculos com água e sabão neutro.

– Prefira óculos a lentes de contato.

 

Categorysaúde ocular

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/vistasantos/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405