População não deve esquecer de higienizar os acessórios que mais utiliza, entre eles, os óculos.
Fique em casa, lave as mãos. O brasileiro parece já ter entendido o recado. Mas, é preciso reforçar também o cuidado com a higiene dos acessórios que nos acompanham diariamente, como as lentes e armações de óculos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19% da população do país sofre com alguma deficiência visual. Sendo assim, os óculos estão presentes na vida de milhões de pessoas.
Como higienizar?
Neste caso, o álcool não é indicado. Ele pode danificar a armação e o revestimento das lentes. “Basta água e detergente neutro. E um lembrete importante: não use o paninho que costuma acompanhar os óculos, ele pode se tornar uma fonte de contaminação”, alerta o médico oftalmologista Janduhy Perino Filho. Na dúvida, toda vez que for lavar as mãos, lembre-se dos óculos.
O Conselho de Oftalmologia do Brasil (CBO) também solicitou aos conselhos regionais que orientem a preferência por óculos no lugar das lentes de contato, já que a higienização delas exige um pouco mais de cautela. É preciso manuseá-las com as mãos limpas e guardá-las em um estojo com produto adequado. O usuário também deve respeitar o prazo máximo de oito horas de utilização.
Covid-19 e a visão
O mecanismo de transmissão do vírus acontece através de gotículas, que são levadas até as mucosas da face por nossas mãos. Lembramos muito da boca e do nariz, porém os especialistas são unânimes em alertar para o fato de que a conjuntiva, membrana mucosa que cobre parte do globo ocular atrás das pálpebras, também é uma porta de entrada do novo vírus no corpo.
“Recentemente, a Academia Americana de Oftalmologia já tinha alertado para o fato de que o novo coronavírus pudesse causar conjuntivite e possivelmente ser transmitido pelo contato com a conjuntiva”, explica o também médico oftalmologista Fabrício Mourão Perino.
Atendimento à imprensa:
Beatriz Bucciano
(13) 99123.7763
www.buccianoassessoria.com.br