Óculos de sol falsificado pode gerar danos à visão

O barato, nem sempre, sai caro. Mas, no que diz respeito ao cuidado com os olhos, o ditado popular deve ser seguido à risca. Usar óculos de sol falsificados, por exemplo, nem pensar. Especialistas alertam que optar pelo acessório “pirata” pode ser até pior do que não usar óculos nenhum. “Quando estamos expostos à luz, nossa pupila se fecha. Isso é automático. Uma lente escura, mesmo que falsificada, vai inibir esse movimento. Então, a pessoa continuará com a pupila aberta e sem nenhuma proteção”, explica Fabrício Mourão Perino, médico oftalmologista e sócio proprietário da Vista Laser.

A ausência de proteção pode gerar queimaduras na retina, crescimento acelerado da córnea, tumores de pálpebra e a degeneração macular relacionada à idade. O oftalmologista, que também é membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS), ainda faz outro alerta: “a exposição aos raios ultravioletas pode causar o amadurecimento precoce de um dos tipos de catarata”.

Apesar dos contras, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (ABIÓPTICA), quatro em cada dez brasileiros optam por óculos de sol falsificados. “Sabemos que muita gente compra em camelô pelo preço, mas as consequências são graves. Vemos cada vez mais crianças usando produtos piratas também. É bonitinho, mas muito perigoso”, ressalta o especialista.

Como se proteger?

Para não levar gato por lebre, faça questão de exigir nota fiscal! Sempre use lentes com proteção para raios ultravioletas. E lembre-se: mesmo com uso de óculos de sol apropriado, evite exposição solar exagerada.


Categorydicas, saúde ocular

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/vistasantos/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405