Maquiagem de carnaval: caia na folia sem prejudicar os olhos

Vai cair na folia e não dispensa uma boa maquiagem? Os bloquinhos de rua já começaram e há uma infinidade de adereços para compor a fantasia. Mas, alguns, podem ter contato direto com os olhos, como: pinturas faciais, maquiagem, glitter, purpurina, tintas, lentes de contato, cílios postiços e espumas. Para não ter problemas com alergias e irritações, vale a pena tomar certos cuidados. “Observar a validade e não compartilhar os produtos já é um bom começo”, alerta o oftalmologista Janduhy Perino Filho. Ou seja, nada de usar a maquiagem do carnaval passado!

Para garantir apenas diversão nos dias de festa, veja só as dicas que o especialista separou.

Glitter e purpurina

Cuidado ao aplicar! Eles podem causar arranhões na córnea e permitir a entrada de vírus e bactérias. O ideal é evitar usar esses produtos na região dos olhos.

Sombras e lápis

Sempre remova a maquiagem antes de dormir e use um demaquilante específico ou shampoo neutro. Nunca passe lápis nas pálpebras.

Cílios postiços

Segundo o oftalmologista, muitos pacientes vão ao consultório depois de apresentar complicações por causa de cílios postiços. “O uso deles pode interferir na respiração da glândula do olho, aumentando a incidência de terçol, blefarite, doenças inflamatórias e quadros alérgicos”, explica.

Tintas

Utilize somente tintas antialérgicas ou à base de água, produzidas especialmente para serem usadas sobre a pele. Na hora de aplicar, não aproxime o produto da região dos olhos.

Lentes de contato coloridas

Elas devem ser prescritas por um oftalmologista. Para não ter problemas, siga as recomendações de uso e higienização dadas pelo especialista e sempre tire as lentes antes de dormir.

Espuma

Evite qualquer contato do produto com os seus olhos e, quando estiver se divertindo, nunca dirija o jato de espuma para a região do rosto de ninguém. Se ocorrer, lave imediatamente com água corrente ou soro fisiológico.

Bom carnaval!