mascara-e-oculos-embacado

Se você usa óculos de grau, com certeza já procurou saber sobre como permanecer com eles e com as máscaras de proteção, sem que as lentes fiquem embaçadas. Isso acontece por que o ar quente, que sai da nossa boca, encontra as lentes mais frias, provocando aquele processo que a gente aprendeu no ensino fundamental, lembra? A tal da condensação!

Bom, para evitar o problema, separamos algumas dicas:

 

  • Molde a sua máscara

 

Dê preferência as máscaras com tira de metal dobrável no nariz. Elas se adaptam melhor e evitam o embaçamento. Caso esteja usando um modelo mais simples, deixe-o bem junto ao seu rosto. Você também pode colar uma fita do tipo esparadrapo ou micropore para colar a parte superior da máscara no nariz.

 

  • Use um guardanapo

 

Dobre um guardanapo e coloque-o embaixo da máscara. Ele irá absorver a umidade, dificultando a condensação.

 

  • Lave as lentes

 

Passe sabonete glicerinado nas lentes e depois retire apenas o excesso com um lencinho, ou deixe secar naturalmente. A alternativa também costuma funcionar. Neste caso, os resquícios de sabão no interior das lentes não deixam o ar condensar no vidro e, consequentemente, os óculos não ficam embaçados.

O oftalmologista Fabrício Mourão Perino, da Vista Laser & Oftalmologia, aconselha primeiro fazer um teste em casa. “O uso da máscara é algo muito novo para os brasileiros. Ela incomoda, coça, nem sempre se encaixa perfeitamente…mas temos que entender que não podemos ficar mexendo nela na rua, antes de higienizar as mãos. Para quem usa óculos, a adaptação é pior, então, não hesite em se acostumar em casa primeiro”, explica.

Assim como é extremamente importante lavar as mãos e trocar a máscara constantemente, quem usa óculos não deve esquecer de limpá-los. Neste caso, o álcool não é indicado. Ele pode danificar a armação e o revestimento das lentes. Basta água e detergente neutro. E um lembrete importante: “não use o paninho que costuma acompanhar os óculos, ele pode se tornar uma fonte de contaminação”, alerta o especialista.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) também solicitou aos conselhos regionais que orientem a preferência por óculos no lugar das lentes de contato, já que a higienização delas exige um pouco mais de cautela. É preciso manuseá-las com as mãos limpas e guardá-las em um estojo com produto adequado. O usuário também deve respeitar o prazo máximo de oito horas de utilização.

Categorydicas

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/vistasantos/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405